×
Alface
Abril 27, 2018
ALFACE/CEPEA: Americana é a variedade mais afetada nas roças paulistas
Com aumento do ciclo de desenvolvimento das alfaces, a oferta foi menor

Por Lívia Rebeca Luz e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Americana é a variedade mais afetada nas roças paulistas Ver fotos

Piracicaba, 27 - A oferta de alfaces permaneceu reduzida nas regiões de Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP) durante esta semana (23 a 27/04). Isso aconteceu em função do aumento do ciclo de desenvolvimento das alfaces – que vêm ocorrendo nas lavouras desde a segunda semana de abril devido à proximidade da safra de inverno. A menor disponibilidade do produto e os preços mais elevados levaram os produtores a realizar a colheita antes do ponto ideal de amadurecimento (o intuito era abastecer o mercado e aproveitar as cotações mais altas), resultando em alfaces menores e mais “novas”.

A americana foi a variedade mais afetada com o atraso do ciclo, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, por ser mais sensível às oscilações de temperatura. Além disso, parte dos produtores que cultiva a variedade relatou problemas de formação do pé.  Por isso, a americana na região de Ibiúna se valorizou 11,7% em comparação com a semana anterior e saiu por R$ 17,50/cx com 12 unidades. Em Mogi das Cruzes, a crespa foi cotada por R$ 19,31/cx com 20 unidades, elevação de 2,69%. Para a próxima semana (28/04 a 04/05), não há previsão de chuvas para as ambas as regiões, segundo a Climatempo, o que pode manter a boa produção nas roças. Além disso, conforme o ciclo de desenvolvimento for se estabilizando, pode ocorrer queda nas cotações.

 
 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
folhosas
produção